quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

No dia 11 de dezembro aconteceu o último encontro do módulo I, do 1º Curso Livre de Anarquismo, cujo objetivo era “a discussão conjunta dos pensamentos, conceitos e práticas anarquistas básicos, partindo de seus clássicos”. Neste módulo, optamos por discutir o pensamento do filósofo francês Pierre Joseph Proudhon, historiograficamente localizado como o fundador do anarquismo, “o pai de todos nós”, segundo Mikhail  Bakunin.
 A partir da leitura de alguns capítulos das obras O que é a propriedade?”; “Do Princípio Federativo” e “Sistemas de contradições econômicas ou Filosofia da Miséria”, de Proudhon, e da obra “Miséria da Filosofia”, de Marx, pudemos melhor conhecer o anarquismo proudhoniano. Pudemos, desse modo, aprofundar a reflexão sobre a crítica do pensador bisontino à propriedade e o Estado, instituições que segundo ele eram basilares para a produção e reprodução do sistema capitalista. Discutimos, igualmente, a sua proposta de transformação social, embasada no mutualismo econômico e no federalismo político.
Durante os quatros encontros que tivemos, recebemos um público de cerca de 20 pessoas. Ele era, basicamente, composto por militantes, pesquisadores, estudantes ( de ensino superior e médio) professores da rede pública e trabalhadores. De fato, foi uma surpresa perceber que tantas pessoas se interessaram pelo movimento e pensamento anarquistas na UFU, onde as tendências mais à esquerda são monopolizadas, quase que exclusivamente, pelo marxismo.
Após o término do Curso, organizamos uma “Pizzada Vegana” como  evento de encerramento. Nada melhor do que um evento festivo para terminar as nossas atividades de 2010, pois “ se não podemos dançar, então não queremos fazer parte da revolução”, como  advertiu Emma Goldman.
Estamos muito contentes com o resultado e esperamos, sinceramente, que o nosso esforço possa contribuir para uma maior inserção social e política do anarquismo em Uberlândia e cercanias. No primeiro semestre de 2011, avançaremos para 2° módulo do nosso Curso, voltado para a discussão do pensamento do anarquista russo Bakunin. Aguardem a programação. Iremos divulgá-la em breve!

Abraços libertários

Nenhum comentário:

Postar um comentário